Notícias

Quase 70% dos brasileiros não têm plano de saúde

Pesquisa divulgada pelo SPC Brasil revela que 69,7% dos brasileiros não têm plano de saúde particular – seja individual ou empresarial. O levantamento mostra que o índice é maior entre as classes C, D e E, atingindo 77% das pessoas.

Entre os entrevistados, 44,8% afirmam utilizar o SUS (Sistema Único de Saúde) quando precisam de atendimento. Os demais arcam as despesas pelos serviços necessários com o dinheiro do próprio bolso. O levantamento mostra ainda que 38,5% das pessoas sem plano de saúde não souberam precisar com que frequência utilizam a rede pública de saúde.

O valor salgado das mensalidades dos planos de saúde é a principal queixa do consumidor. O valor médio que o brasileiro paga atualmente é de R$ 439,54. Mas isso, para os planos mais básicos e com coparticipação. À medida que a população envelhece e que mais precisa de atenção à saúde, a mensalidade aumenta, ficando muitas vezes inacessível ao cidadão.

Por isso, um sistema de saúde público eficiente é indispensável.

A pesquisa do SPC Brasil foi realizada com consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas. Foram feitas 1,5 mil entrevistas e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.