Notícias

A saúde do homem em foco no Novembro Azul

Depois do Outubro Rosa, campanha dedicada à prevenção do câncer de mama entre as mulheres, é chegada a vez dos homens se ligarem sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, na campanha Novembro Azul.

A doença é responsável pela morte de 28,6% a população masculina que desenvolve neoplasias malignas. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), 61,2 mil novos casos foram registrados entre 2016 e 2017. Os dados mostram que a cada hora sete homens recebem o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil.

A Sociedade Brasileira de Urologia explica ainda que existe um pouco de resistência, embora o preconceito em fazer o exame venha caindo nos últimos anos. A entidade ressalta que o acesso à informação e a conscientização da importância da prevenção têm ajudado no aumento do número de exames anualmente e diagnóstico mais cedo.

Câncer

Do tamanho de uma castanha e localizada abaixo da bexiga, a próstata tem como principal função produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte de espermatozoides. Com o passar dos anos, a glândula pode desenvolver três doenças: prostatite, hiperplasia prostática benigna e o câncer.

O diagnóstico da doença é feito de duas formas. Pelo toque retal e pelo exame de sangue, o PSA. Vale destacar que um exame não exclui o outro. Ao contrário, um complementa o outro.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.