Notícias

Desemprego ainda atinge 12,5 milhões de pessoas

Está longe de o desemprego ser resolvido. Embora o índice de pessoas sem trabalho tenha caído para 11,9% em setembro, o Brasil ainda possui 12,5 milhões de pessoas sem emprego.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta terça-feira (30/10), contribuíram para a queda o trabalho informal ou por conta própria e o número de pessoas que trabalham menos horas do que gostariam.

O novo cenário do mercado de trabalho é resultado da nova legislação trabalhista, que completa um ano em 11 de novembro e deixa graves consequências aos trabalhadores. A pesquisa indica ainda alta de 4,7% no total de empregados sem carteira assinada. O país tem agora 11,5 milhões de pessoas trabalhando sem direito.

Os trabalhadores por conta própria também apresentou alta de 1,9% - chegando a 23,5 milhões. Enquanto isso, ficou estável o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada, 33 milhões no total. O IBGE mostra crescimento na quantidade de subocupados por insuficiência de horas trabalhadas em 5,4%, totalizando 6,8 milhões de pessoas.

Ainda houve estabilidade na quantidade de pessoas desalentadas, que são as que desistiram de procurar emprego. O segmento se manteve no patamar recorde de 4,8 milhões de brasileiros. Se comparado com o mesmo trimestre de 2017, houve alta de 12,6%.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.