Notícias
Conta atrasada deixa cidadão mais ansioso

Dívidas em excesso não apenas tiram o sono do cidadão. Também causam uma série de problemas emocionais e de comportamento. Pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil confirma. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
De cada 10 pessoas inadimplentes, seis passaram a se sentir mais ansiosos depois que se endividaram. O número corresponde a 58% do total de inadimplentes. Mas, não é apenas a ansiedade que sofre o cidadão. Outros sentimentos que a maioria dos endividados passou a vivenciar em algum grau foram estresse (52%), angústia (47%), sentimento de culpa (46%), e desanimação (41%) após as pendências.
O levantamento revela ainda que as contas atrasadas afetam a autoestima. No total, 41% dos entrevistados dizem que a autoestima caiu depois de entrou na bola de neve e 31% sente-se envergonhado perante a família e amigos.
A preocupação com a imagem transmitida aos outros é algo que parte dos entrevistados leva em conta: 12% citam o medo de não conseguir um emprego por estarem devendo e 5% temem ser considerados desonestos. De modo geral, 56% dos inadimplentes demonstram um alto grau de preocupação com as dívidas em atraso que possuem.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|