Notícias

Caixa anuncia abertura de banco digital

Entrando na onda dos bancos digitais, a Caixa resolveu aderir à modalidade. Os diretores da empresa aprovaram a criação do Banco Digital da Caixa, através das fintechs, realizadas pela Money Ex (51% do capital) e CaixaPar (49% do capital). Trata-se de uma nova empresa, muito semelhante ao NuBank e ao Banco Original, e não pode ser confundida com as transações digitais já existentes.

As chamadas “fintechs” (financial technology) estão se tornando populares no Brasil. São startups que criam inovações no setor de serviços financeiros. Usando novas tecnologias, as fintechs criam aplicativos que oferecem serviços financeiros, como pagamentos, gestão financeira, empréstimos e negociação de dívidas, crowdfunding, investimentos, criptomoedas (bitcoin) e blockchain (ambiente onde ocorrem transações de forma descentralizada) e seguros.

O problema nessa modalidade de banco é que, apesar de oferecerem serviços semelhantes, os trabalhadores destas empresas não são considerados bancários. Outro quesito a ser discutido é a falta de segurança nas transações. Quadrilhas especializadas se aproveitam das falhas para roubar os dados dos clientes e, às vezes, roubam o dinheiro presente nas contas.

O investimento inicial da Money Ex e CaixaPar será de R$ 270 milhões. Avaliação econômico-financeira estima que o negócio valerá a seus sócios mais de R$ 660 milhões. O acordo entre a Caixa e a joint venture tem prazo inicial de 10 anos, permitidas renovações indefinidamente.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.