Notícias

Autônomo ganha menos, aponta IBGE

O trabalhador autônomo, ou seja, sem carteira assinada, tem salário médio menor do que um empregado formal, com os direitos garantidos pela CLT. A pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que a renda média mensal de um profissional autônomo é 24,4% menor do que a do trabalhador com carteira assinada.

Os trabalhadores informais também não contam com as garantias da CLT, como 13º salário, férias remuneradas, contribuição mensal ao INSS (que varia entre 8% e 11%), além dos direitos específicos da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) de cada categoria.

O levantamento revela ainda que o país tem hoje mais de 1,4 milhão de ambulantes, com rendimento médio de R$ 1.610,00, enquanto que a média salarial dos trabalhadores formais chegou a R$ 2.128,00.

Segundo o IBGE, 80% dos profissionais por conta própria não têm CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e a maioria não contribui com a Previdência. No segundo trimestre do ano, de um total de 91 milhões de trabalhadores, 23 milhões atuavam nessas condições.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.