Notícias
Mais uma perda para os empregados

Os empregados da Caixa foram surpreendidos novamente e não mais terão exclusividade para ocupar os cargos de direção. A partir de agora, vagas das diretorias de área de controle - jurídica, auditoria e corregedoria - poderão ser ocupadas por servidores públicos federais. Antes, era exclusivo para concursados do banco. Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
A mudança do estatuto foi aprovada na calada da noite pelo Conselho de Administração (CA) e os empregados só tiveram conhecimento por meio de reportagem na grande imprensa. Apenas a representante dos bancários no CA, Maria Rita Serrano, votou contra a medida.
Segundo as regras, para que a decisão entre em vigor, é necessário ser aprovada na Assembleia Geral do banco, ainda sem data marcada. A exclusividade dos empregados na condução dos cargos de direção durava quase 30 anos.
Na prática, a alteração é vista pelas entidades representativas dos trabalhadores como uma forma de aparelhar o banco, abrindo espaço para indicações político-partidárias e destruindo a carreira dos empregados, que ficam ainda mais inseguros sobre o que pode acontecer em um futuro próximo.
Vale destacar que em agosto passado o Conselho de Administração já havia tomado uma outra decisão absurda, mostrando que está mesmo disposto a entregar a instituição ao mercado: os vice-presidentes serão escolhidos por meio de processo seletivo externo, por uma consultoria privada.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|