Notícias

CA adia votação sobre mudança no estatuto da Caixa

Depois de ampla mobilização das entidades representativas dos empregados da Caixa, o Conselho Administrativo adiou para esta semana reunião para votar a mudança no estatuto do banco. Caso seja aprovada, as diretorias das áreas de controle (Jurídica, Auditoria e Corregedoria) poderão ser ocupadas por pessoas não concursadas da instituição.

A proposta, na prática, privatiza a gestão do principal banco público do país, enfraquecendo a empresa e desvalorizando os empregados. Um retrocesso. Vale lembrar que no ano passado, o CA já havia sugerido alterar a norma que garante exclusividade aos empregados da Caixa na condução das diretorias, mas não foi para frente graças à mobilização dos bancários.

Neste ano, em maio, os boatos sobre as mudanças retornaram. Desta vez, por meio da imprensa. Três meses depois, em agosto, o Conselho de Administração anunciou que os próximos vice-presidentes serão escolhidos em processo seletivo externo, feito por uma consultoria privada. Um outro retrocesso que nem sequer foi discutido com os empregados. É fundamental que os bancários tenham ciência sobre os riscos das mudanças e se mobilizem.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.