Notícias

SETEMBRO AMARELO

Mês prevenção ao suicídio

O número de pessoas que cometem suicídio no Brasil tem crescido. Dados do Ministério da Saúde revelam que a cada 40 minutos, uma pessoa tira a própria vida no país. Em 2017, foram registrados cerca de 11 mil casos no país, 32 por dia. Os dados são do Ministério de Saúde.

No mundo, cerca de 800 mil pessoas tiram a vida todos os anos. Grande parte é decorrente da depressão, aponta a OMS (Organização Mundial da Saúde). O relatório revela ainda que 75% dos casos são registrados em países de baixa e média renda. A OMS destaca ainda que com encaminhamento correto, nove em cada 10 ocorrências poderiam ser evitadas.

No entanto, muitas pessoas não tratam a doença psicológica, sobretudo a depressão, como uma questão de saúde pública. Muitos falam em "fraqueza da alma" ou de personalidade. Quando se dão conta, é tarde demais. Especialistas alertam que o suicídio, em muitos casos, é decorrente de um quadro de depressão grave, uma doença que ainda enfrenta preconceitos.

Dia de Prevenção

O mês de setembro não foi escolhido por acaso. No dia 10, é celebrado o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. Então, as ações educativas e de conscientização se espalham pelo mês, no intuito de fazer um diálogo com a sociedade sobre o tema. Quebrar preconceitos e estigmas é necessário para valorizar vidas. Com o slogan "Doe um minuto, mude uma vida", os organizadores da campanha reforçam a necessidade de se importar com o outro na tentativa de sensibilizar pessoas sobre os altos índices de suicídio.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.