Notícias

Terça-feira tem negociações decisivas

A Caixa e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) realizam negociações decisivas, nesta terça-feira (17/08). Depois de emperrar os debates e pouco avanças, a direção do banco público promete apresentar uma proposta global à Comissão Executiva dos Empregados na rodada que começa logo depois da Fenaban.

Entre os pontos polêmicos: o Saúde Caixa. A empresa quer impor a resolução 23 da CGPAR, que encarece o convênio médico, exclui os aposentados e os novos empregados, estabelece período de franquia e carência e reduz a idade dos dependentes. Mas, os bancários não aceitam e defendem a manutenção da assistência médica no modelo atual, sem discriminação.

A Comissão Executiva também quer uma resposta sobre a FUNCEF e defende a instalação de um grupo de trabalho tripartite para debater as questões referentes à Fundação, inclusive a possível mudança no estatuto.

Antes da rodada com a Caixa, a Fenaban negocia com o Comando Nacional. A expectativa é de que desta vez a rodada avance. Na última mesa, os bancários deram prazo desta semana para os bancos apresentarem uma contraproposta à categoria. Na primeira proposta, as empresas ofereceram apenas a reposição da inflação (projetada em 3,79%) para o reajuste salarial e demais verbas. As demais cláusulas ficaram sem resposta.

A pauta de reivindicações inclui aumento real de 5% nos salários e outras verbas econômicas, garantia de emprego e dos direitos que estão na CCT. Importante ressaltar que a categoria tem data-base em 1º de setembro.

Justamente por isso, por definição do Comando Nacional, seja qual for o desfecho da rodada desta terça-feira (21/08), os bancários devem se reunir em assembleia para definir os rumos da campanha salarial.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.