Notícias

Na Bahia, 45,7% estão na informalidade

A Bahia tem 2,7 milhões de trabalhadores atuando de forma informal, ou seja, sem carteira assinada. O número corresponde a 45,7% da população de um total 5,9 milhões que trabalham. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o estado é o quinto na lista de trabalhadores informais.

Os dados, referentes ao primeiro trimestre deste ano, estão acima da média nacional, de 37,2%. O aumento do trabalho informal disparou no país depois da reforma trabalhista. Os trabalhadores inseridos na modalidade normalmente têm menos direitos do que aqueles com carteira assinada, como por exemplo férias.

Ainda, segundo o IBGE, entre os primeiros trimestres de 2017 e 2018, o índice de empregados sem carteira assinada cresceu 14,1%, passando de 905 mil para 1,033 milhão na Bahia. No mesmo período, o total de trabalhadores no Estado teve queda de 0,4%.

O relatório destaca que os empregados sem carteira da Bahia têm o segundo menor salário do país, média de R$ 793,00. O valor está bem abaixo do rendimento médio geral nacional, de R$ 1.475,00.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.