Notícias

Medida do governo ameaça Caixa 100% Pública

A Caixa 100% Pública está, de novo, ameaçada. O governo federal acaba de abrir processo seletivo, com candidatos externos, para compor o quadro de novos vice-presidentes nas áreas de corporativo, fundos de governo e loterias, governo e habitação. A intenção, segundo rumores, é colocar agente de mercado na direção da instituição financeira.

O Comitê de Indicação e Remuneração da Caixa é o responsável por todo processo de seleção. Para os candidatos internos, é necessário ter ingressado no banco por meio de concurso há, pelo menos, 10 anos, ter exercido cargo estatutário, curso superior concluído.

Já os participantes externos, têm de ter, no mínimo, 10 anos no setor público ou privado no setor bancário, atuação de quatro anos em cargo de direção ou de Conselheiro de Administração em empresa de porte da Caixa.

A iniciativa abre as portas para outras, ainda mais graves e que comprometem o único banco 100% público do país. Os programas geridos pela empresa também podem ser afetados. Sempre bom lembrar que ao mercado apenas o lucro é importante. Não interessa investir em políticas de desenvolvimento ao país.

Vale destacar que o Conselho de Administração já está aparelhado por agentes do mercado, o que tem dificultado as negociações com os empregados. A presidenta do CA, Ana Paula Vescovi, inclusive sinalizou que quer acabar com a prerrogativa de bancários concursados ocuparem cargos de direção.

Redação AGECEF/BA

 

 

 

 

 

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

           

     

     
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.