Notícias
Negociação com a Fenaban e a Caixa nesta sexta-feira

Sexta-feira (17/08) será de decisão para a campanha salarial dos bancários. Duas negociações importantes acontecem no dia. Pela manhã, acontece rodada entre o Comando Nacional e a Fenaban. A expectativa é de que os representantes das empresas apresentem uma nova proposta, que garanta os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram@agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba
Na última rodada, a Federação Nacional dos Bancos apresentou uma proposta incompleta, sem respostas para reivindicações importantes da categoria, como a manutenção dos empregos e a não adoção de cláusulas previstas na reforma trabalhista, como a terceirização ou o trabalho intermitente.
Para as cláusulas econômicas, a proposta previa reajuste de acordo com a inflação do período, ou seja, somente a reposição do INPC para os salários e demais verbas, como PLR e vales alimentação e refeição. Bancários de todo o país rejeitaram a proposta, depois de realizarem assembleia geral.
Para os empregados da Caixa, a sexta-feira (17/08) é duplamente importante. Logo depois da mesa da Fenaban, a Comissão Executiva dos Empregados e a direção do banco realizam uma nova rodada. As negociações com a instituição financeira estão muito duras, a mais difícil entre todas até agora. A proposta apresentada pela empresa na última rodada, dia 7, não garante direitos, como a PLR Social. E o mais grave, exclui mais de 30 cláusulas do atual acordo coletivo específico. Também mexe no Saúde Caixa.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|