Notícias
Cresce o número de acidentes de trabalho no país

O número de acidentes de trabalho registrados no Brasil é surpreendente. Entre 2012 e o ano passado, foram 4,2 milhões. Um a cada 48 segundo, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O dado coloca o Brasil na liderança entre os países com mais ocorrências de acidente de trabalho. No período, o total de mortes chegou a 15.874. As principais causas, segundo o estudo, lesões como cortes, lacerações, feridas contusas, esmagamento, fratura, distensão e torção.
Tamanha insegurança, que adoece, incapacita e tira vidas que não têm preço, custa à Previdência Social R$ 74 bilhões por ano. A título de comparação, o orçamento do Ministério da Saúde é de R$ 120 bilhões. Com a reforma trabalhista, o cenário ruim tende a piorar.
O relatório não traz expectativa de melhoras. As normas que deveriam garantir a segurança do trabalhador estão sendo desrespeitadas e até revogadas, como a NR 12, que estabelecia referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|
Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba |
|