Notícias
Bancos privados de olho na linha pró-cotista

A Caixa está perdendo cada vez mais espaço no mercado imobiliário, uma das estratégias de desmonte do principal banco público do país. Segundo a agência Reuters, o Santander já percebeu que o financiamento imobiliário é um bom mercado. Nessa percepção, a empresa espanhola vem, discretamente, oferecendo empréstimos para a compra da casa própria por meio da linha Pró-Cotista - que utiliza recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Mesmo sem divulgação ampla do serviço, a instituição financeira já compete com os bancos públicos (Caixa e BB), únicos que operavam com a modalidade. Até o Bradesco demonstrou interesse e informou que em 2019 também entra no páreo.
Até o ano passado nenhum banco privado se interessava em operar com a renda do FGTS. Mas, o processo de desmonte que o governo federal tem imposto aos bancos públicos, sobretudo a Caixa, explica o porquê do interesse dos privados entrarem nesse mercado. Uma competição que sem dúvidas irá enfraquecer a característica peculiar da função social das estatais.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|
Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba |
|