Notícias

Cai estimativa de geração de emprego para este ano

O cenário da crise na economia nacional ainda assombra o país. Longe das estatísticas de melhora que o governo insiste em apresentar, a realidade é outra. Economistas estimavam que o mercado de trabalho brasileiro abriria até 1 milhão de empregos formais neste ano. Mas, o número foi reduzido para menos da metade, cerca de 350 mil.

A nova projeção representa um declínio de 65% ante o previsto inicialmente. O relatório é da empresa Tendências Consultoria. Ainda, segundo a pesquisa, mantendo o ritmo atual e as estimativas para o PIB (Produto Interno Bruto), somente a partir de meados de 2021 o mercado de trabalho deve voltar a se recuperar com a abertura de postos de trabalho formais.

Enquanto isso, o brasileiro tem de se virar. Muitos recorrem a informalidade. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada 10 brasileiros, quatro têm trabalho informal. Ou seja, 37 milhões de brasileiros estão na informalmente hoje, o que quer dizer que não têm os direitos garantidos pela CLT.

A taxa de desemprego também segue elevada e cerca de 13 milhões estão desempregadas no país. Ao mesmo tempo, o número de pessoas que não trabalho e nem procuram trabalho chegou a 65,6 milhões em junho deste ano. Preocupante.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.