Notícias
Quinta tem negociação decisiva na Caixa

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa e a direção da empresa realizam negociação decisiva, nesta quinta-feira (02/08). É a quarta rodada específica desde que começou a campanha salarial 2018. A reunião começa às 14h, em São Paulo.
A expectativa é grande, sobretudo porque, nesta quarta-feira (01/08), também tem rodada entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). As discussões estão previstas para o dia todo. Em pauta, as cláusulas econômicas, inclusive o reajuste salarial.
Com a Caixa, a situação não muda. Os impasses são muitos. A ameaça ao Saúde Caixa é um bom exemplo. As mudanças no estatuto do banco e a resolução 23 da CGPAR encarecem a assistência médica, excluem os aposentados, os novos empregados e os dependentes.
Também mudam a regra da mensalidade, estabelecem período de carência e franquia e quebram o princípio da solidariedade, que institui a todos os empregados a mesma contribuição, independentemente do tempo de banco e da idade.
Outro assunto que tem dado pano para manga é a FUNCEF. A Comissão Executiva dos Empregados reivindica que a direção da Caixa discuta a proposta que prevê revisão da atual metodologia do equacionamento. A forma como a contribuição extraordinária é feita atualmente prejudica participantes e assistidos do REG/REPLAN. Muitos têm mais de 30% do orçamento familiar comprometido.
Não é só isso. Os empregados também querem que a instituição financeira se responsabilize pelo contencioso da FUNCEF, para que o passivo trabalhista não caia mais no colo dos participantes.
A negociação também deve tratar sobre PLR, PLR Social, verticalização, reestruturação, defesa da Caixa 100% Pública e descomissionamento arbitrário. São muitas demandas sem resposta, realmente.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|
Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba |
|