Notícias

Negociações decisivas na Caixa e na FENABAN

Alerta total. Esta semana acontecem negociações decisivas para os bancários. As discussões começam quarta-feira (01/08) com a rodada entre o Comando Nacional e a Fenaban. A reunião está agendada para as 10h, em São Paulo.

A previsão é de que a Federação Nacional dos Bancos apresente uma proposta global para as reivindicações da categoria. Também, neste dia, acontece o primeiro debate sobre cláusulas econômicas, que envolvem o índice de reajuste salarial, das demais verbas e a PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Um dia depois, na quinta-feira (02/08), é a vez de a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa e a direção do banco retomarem as negociações. Saúde Caixa, FUNCEF, reestruturação, verticalização, RH 184 e RH 151 voltam às discussões.

Até aqui, as rodadas específicas apresentaram poucos avanços. A Caixa concorda em atender alguns pontos da pauta, mas não quer firmar em acordo coletivo. Sobre o Saúde Caixa, por exemplo, depois de um dia de intensa discussão, a direção da empresa disse que ainda há espaço para negociação, mas que o espaço é limitado.

A FUNCEF, outro assunto que tem tirado o sono dos empregados do banco, não ficou sem resposta. Embora tivesse reconhecido que o equacionamento nos moldes atuais causa um problema grave aos participantes, o banco se limitou a informar que um grupo de trabalho estuda uma solução, mas não diz o que será nem quando vai apresentar aos empregados. Ou seja, só promessa.

A PLR também corre risco. A Caixa garante que vai seguir as regras da Fenaban, mas ao mesmo tempo argumenta que o governo limitou o orçamento para o benefício. Sobre a PLR Social alega que ainda não tem autorização para pagar. Resultado, no banco as conversas são muitas, mas as garantias efetivas, muito poucas.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.