Notícias

Mobilização em defesa do Saúde Caixa

Em todo o país, empregados da ativa e aposentados da Caixa participaram, nesta quarta-feira (25/07), do Dia de Luta em Defesa do Saúde Caixa. Em Salvador, o ato foi realizado na agência da Caixa Mercês. A AGECEF-BA marcou presença na atividade, que é parte da campanha em defesa da política de assistência à saúde que corre risco de acabar em função das resoluções do governo e das mudanças no estatuto do banco.

Com o nome Saúde Caixa: eu defendo, a intenção da campanha é mobilizar os bancários em torno do direito ao convênio médico e contra os ataques que os planos de autogestão vem sofrendo, principalmente após as determinações da CGPAR (Comissão de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União).


Na Caixa, ainda tem as alterações no estatuto. As novas regras impõem um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação do banco nas despesas assistências, à revelia do que prevê o acordo coletivo de trabalho. Isso significa que, uma vez que as mudanças sejam implementadas, o Saúde Caixa vai ficar mais caro e inacessível, principalmente para os aposentados.

Importante destacar que desde 2004, pelo atual modelo, o banco paga 70% das despesas assistenciais e os usuários 30%. Presente no ato desta quarta-feira (25/07), o diretor da AGECEF-BA Paulo do Amor Divino destaca que o Saúde Caixa oferece benefícios que foram conquistados com muita luta e que nenhum outro do mercado pode oferecer. "É exatamente isso que está em jogo e somente nossa mobilização pode barrar", conclui.


Vale destacar que o assunto estará na pauta da terceira negociação entre Comissão Executiva dos Empregados e a direção da empresa, nesta quinta-feira (26/07).

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.