Notícias

Mortalidade infantil volta a crescer no Brasil

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que mais bebês estão morrendo no Brasil. Em 2016, foram 14 óbitos para cada mil nascidos, crescimento de 5 pontos na comparação com 2015. É a primeira vez desde 1990 que o índice apresenta aumento.

Segundo reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, a previsão para 2017 é de mais uma alta, 13,6 contra 13,3. Chama atenção os motivos das causas de morte. Entre 2015 e 2016, o índice de óbitos por diarreia apresentou elevação expressiva, 12%. Saiu de 532 para 597. Desde 2013 que esses tipos de casos estavam em queda.

Procurado, o Ministério da Saúde informa que a epidemia do vírus da Zika e a crise econômica foram os responsáveis para o aumento considerável. Mas, uma outra instituição, a Fundação Abrinq, aponta outro motivo: o corte de verbas e contingenciamento de orçamentos de programas como o Bolsa Família.

À Folha de S.Paulo, a gerente da Fundação, Denise Cesario, disse que "políticas de proteção social não podem sofrer cortes nem ajuste orçamentário para o equilíbrio das contas públicas. Isso impacta muito na sobrevivência das famílias pobres".

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.