Notícias

Caixa inicia negociação e define o calendário

Saúde e condições de trabalho foram os primeiros pontos da pauta de reivindicações específicas em debate na primeira negociação entre a Caixa e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE), ocorrida nesta sexta-feira (13/07), em São Paulo. Os assuntos voltam à discussão na próxima rodada, dia 20, junto com Caixa 100% pública.

O calendário definido nesta sexta-feira (13/07) prevê ainda negociação em 26 de julho sobre Saúde Caixa e FUNCEF. Na primeira reunião, a direção do banco ainda concordou com os argumentos da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) sobre os problemas relacionados às condições de trabalho e os impactos na saúde dos bancários. Porém, não garantiu colocar os pontos reivindicados no acordo a ser fechado neste ano.

Seguindo a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), a Caixa também negou a assinatura do pré-acordo para garantir a ultratividade - cláusula que assegura a manutenção dos direitos da convenção coletiva de trabalho, mesmo depois da validade. No caso dos bancários é 1º de setembro, data-base da categoria. A direção da empresa, no entanto, sinalizou que pode prorrogar o atual acordo caso as negociações evoluam bem.

De acordo com a CEE, o fato de o banco ter definido um calendário mínimo, permite a construção de uma proposta que assegure a manutenção do atual acordo com avanços. Mas, a mobilização dos empregados é fundamental. Um bom termômetro é o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, em 25 de julho, justamente um dia antes da negociação sobre o plano de saúde.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.