Notícias
Renda do autônomo cai 33%, aponta Dieese

Com a crise econômica no país, milhões de brasileiros perdem emprego e se veem na necessidade de ser tornar autônomos. Mas, esse tipo de trabalho tem rendido menos, queda de 33% nos últimos anos.
Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos), no ano passado, cerca de 23 milhões de pessoas atuavam como autônomas e, desse total, cinco milhões (23%) ingressaram na modalidade autônoma em menos de dois anos.
Quando analisada as diferenças de rendimento por raça/gênero, as mulheres negras que estão entre os autônomos recentes têm o menor rendimento médio, uma média de R$ 809,00.
No quesito proteção social, o Dieese ressalta que 77% deles não tinham CNPJ nem contribuíam para a Previdência no período analisado. Menos de 9% possuíam CNPJ e faziam contribuição previdenciária e cerca de 20% contribuíam para a Previdência, ainda que sem CNPJ.
A recorrência por essa atividade está ligada diretamente ao alto índice de desemprego, além da crise econômica e também da precarização do mercado de trabalho.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|
Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba |
|