Notícias

Brasileiro precisará de autorização para entrar na Europa

A medida só vale a partir de 2021, mas é bom ficar atento, sobretudo se você gosta de viajar. Os turistas brasileiros que quiserem visitar os países da União Europeia terão de ter autorização prévia para a viagem. A nova exigência é para todos os 60 países que hoje não precisam de visto.

O sistema, conhecido como ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), foi aprovado nesta quinta-feira (05/07), pelo Parlamento Europeu. O objetivo é comparar as informações proporcionadas por cada cidadão com as de distintas bases de dados para identificar pessoas que podem apresentar risco de migração irregular ou de segurança ao país.

Quando a medida entrar em vigor, o turista terá de fazer alguns procedimentos antes de viajar à Europa. O primeiro passo será preencher um formulário eletrônico com dados pessoais, informações do passaporte e o país que pretende visitar. Se autorizado, o documento terá validade de três anos e vai custar 7 euros (R$ 32,00). Menores de 18 anos e pessoas com mais de 70 anos terão gratuidade.

A decisão sobre a aprovação ou recusa deve ser feita em até 4 semanas. As recusas devem ser justificadas e o solicitante tem o direito de recorrer. Mas é bom atentar ainda que a decisão final para entrar em um dos países da União Europeia continua com a segurança de fronteira de cada país.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.