Notícias

Negociações com a Fenaban começam mal

A negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), parte da campanha salarial da categoria, começou muito mal. Além de não assinarem o pré-acordo que visa garantir a validade da CCT até que uma nova Convenção Coletiva de Trabalho seja fechada, os bancos não apresentaram proposta nenhuma durante a rodada desta quinta-feira (28/06).

O que se tem certeza até o momento é que os direitos de toda a categoria são válidos até o dia 31 de agosto, uma das consequências da reforma trabalhista. Por isso, o pré-acordo é tão importante para os bancários. Não é só isso. A Fenaban também não definiu o calendário de negociações, como esperava o Comando Nacional. Apenas definiu o próximo encontro, dia 12 de julho, às 10h.

Importante destacar que a campanha salarial deste ano foi antecipada em decorrência do fim da ultratividade - que assegura os direitos até que um novo acordo seja firmado. Mas, a legislação trabalhista acabou com a medida.

A nova lei tem tido impacto negativo para o trabalhador e os dados comprovam. De acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica), o índice de negociações protocoladas teve queda de 74% entre janeiro e maio de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado.

As convenções coletivas, documento que garante os direitos, teve queda mais aguda, de 84%.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.