Notícias

Brasil gera apenas 33 mil empregos formais

O Brasil abriu apenas 33.659 postos de trabalho com carteira assinada em maio, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Desse total, 3.220 são intermitentes. Criada pela reforma trabalhista, na modalidade o cidadão só trabalha quando é convocado pela empresa e a remuneração é apenas pelas horas de atividade laboral.

O resultado de maio é menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado. As contratações, de acordo com o CAGED, se concentraram nos setores da agricultura e de serviços. Já a indústria e o comércio cortaram postos de trabalho.

A agropecuária foi o destaque do mês, com a abertura de 29.302 vagas. No setor de serviços foram 18.577 empregos e construção civil, 3.181. A indústria de transformação cortou 6.464 vagas e o comércio, 11.919. Sobre os trabalhos intermitentes, a pesquisa mostra que dos 3.220 contratos, mais da metade (1.388) foi no setor de serviços.

Outra informação revela que o salário de admissão está caindo. A remuneração média dos contratados em maio foi de R$ 1.527,00. A dos desligados era de R$ 1.684,34. No acumulado do ano, o mercado de trabalho brasileiro apresenta expansão de 381.166 empregos. Abaixo das expectativas de especialistas.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.