Notícias

Lucro dos bancos representa 14% do custo do crédito

Em 2017, o lucro dos bancos correspondeu a 14,05% do custo do crédito para famílias e empresas. Além do rendimento das empresas do sistema financeiro, os custos são compostos por inadimplência (38,27%), despesas administrativas (25,55%) e tributos (22,13%).

Apesar de o lucro ter menor peso nos custos para o tomador de crédito, o Banco Central quer ampliar a concorrência. É uma prioridade. Por estar atento aos riscos para o sistema e os efeitos sobre o spread bancário, o órgão acredita que os empréstimos, por exemplo, podem ficar mais baratos através da redução dos lucros com a ampliação da concorrência. Ano passado, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa lucraram, juntos, R$ 77,4 bilhões. No ano anterior, a lucratividade foi de R$ 58,74 bilhões.

Já em 2016, o lucro dos bancos representou 14,41% do custo do crédito para o tomador, a inadimplência, 38,57%, as despesas administrativas 24,23%, e os tributos, 22,79%. Os dados são do Relatório de Economia Bancária divulgado pelo BC.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - instagram @agecefbahia e facebook.com/agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.