Notícias

Na Caixa, a pauta está definida

A defesa da Caixa 100% pública, da FUNCEF e do Saúde Caixa são as prioridades dos empregados do banco na campanha salarial deste ano. As definições foram tomadas durante o 34º CONECEF (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa), realizado na última semana, em São Paulo.

Marcaram presença nas discussões, 312 delegados de todo o país. A AGECEF-BA (Associação dos Gestores da Caixa) pelo presidente Antônio Messias, Aline Campos e Elisa Escariz. O entendimento de todos os participantes é de que os bancários devem permanecer unidos para fortalecer a luta em defesa do banco.

Inclusive, na semana passada, o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confessou, em entrevista ao Correio Braziliense, que a intenção do governo federal é abrir o capital da Caixa, principal banco público do país. Não é à toa que a instituição financeira tem passado por algumas reestruturações, que inclui o fechamento de agências, redução do quadro de pessoal, extinção de setores e de cargos.

Os bancários também reafirmaram que são contra a revisão do estatuto da FUNCEF, sobretudo como está sendo feita, sem que os participantes tenham informações claras do que vai mudar. Sobre o Saúde Caixa, a campanha em defesa do convênio será intensificada. As alterações impostas pela direção do banco e pelo governo serão levadas para a mesa de negociação específica.

Ao final, os delegados aprovaram duas moções de repúdio. Uma contra os representantes do governo no Conselho de Administração da Caixa, que atuam para enfraquecer o papel social do banco e a outra sobre a indicação política do presidente da FUNCEF, Carlos Vieira, por aliados do presidente Michel Temer.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - @agecefbahia e agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.