Notícias

Oceanos podem ter mais plásticos do que peixes até 2050

A vida moderna traz muitas comodidades, como comprar no mercado a comida embalada e prontinha para ser consumida. Mas, também tem o lado ruim. Se o comportamento humano não mudar, até 2050 os oceanos terão mais plásticos do que peixes. O alerta é da ONU (Organização das Nações Unidas).

A poluição plástica é considerada uma das que mais causam danos ao meio ambiente e à saúde. Todos os anos, segundo a ONU, são consumidas no mundo 5 trilhões de sacolas plásticas. Tem mais. A cada minuto são compradas 1 milhão de garrafas plásticas e 90% da água engarrafada têm microplásticos.

Ainda, de acordo com os dados, metade do plástico consumido em todo o planeta é descartável e, pelo menos, 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos. O descarte afeta 600 espécies marinhas. Dessas, 115% estão na lista dos ameaçados de extinção.

A ONU destaca que ainda dá tempo de reverter o cenário. Mas, as soluções devem ser encontradas rapidamente. O primeiro passo são medidas simples, que podem ser tomadas por todos.

Ao consumir um alimento embalado em um plástico, não descarte na natureza e crie o hábito de separar os resíduos, sempre atentando para os que podem ser reciclados. É a vida de seres vivos que estarão sendo preservadas, inclusive a do homem.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - @agecefbahia e agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.