Notícias

Justiça retoma análise sobre concurso Caixa

A Justiça retoma, nesta quarta-feira (06/06), o julgamento da ação civil pública (ACP), impetrada pelo Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins, que cobra da Caixa a retomada das convocações dos aprovados no concurso público de 2014. A expectativa é de que desta vez saia uma decisão.

De acordo com sentença da juíza de primeira instância Natália Queiroz Rodrigues, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, o banco descumpre o acordo coletivo de trabalho 2014/2015 em que se comprometeu a contratar dois mil empregados, o que faria o quadro de pessoal chegar em 103 mil. A Caixa, no entanto, fez o contrário.

Desde o fim de 2014, mais de 16 mil bancários deixaram a empresa por meio dos sucessivos planos de demissão voluntária. Somente no ano passado, com a reestruturação, quase 10 mil foram desligados. A medida compromete o banco 100% público, torna o atendimento ineficiente e sobrecarrega os empregados.

O concurso realizado pela Caixa em 2014 foi um dos maiores, com quase 1,2 milhão de inscritos e 32.879 candidatos considerados aprovados. Mas, menos de 8% foram chamados para tomar posse. O julgamento desta quarta-feira (06/06), na Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, retoma as discussões do dia 21 de março, quando a análise da ACP foi suspensa após pedido de vistas do desembargador Mário Caron.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - @agecefbahia e agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.