Notícias

Maioria dos brasileiros é contra a venda das estatais

Mais pressão na defesa do Saúde Caixa. A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) reivindicou à direção do banco a manutenção do modelo de custeio do Saúde Caixa.

Atualmente, 70% das despesas são pagas pela instituição financeira e os demais 30% pelos usuários. Mas, as resoluções do governo federal limitam a participação das estatais, a 6,5% da folha de pagamento.

Durante a mesa de negociação permanente, realizada na semana passada, a CEE entregou um manifesto em defesa do Saúde Caixa e com denúncia sobre as medidas do governo. Segundo o documento, as resoluções desrespeitam o acordo coletivo de trabalho 2016/2018, em vigor até 31 de agosto.

A reestruturação e as alterações no estatuto da Caixa também estiveram em pauta.

Os empregados reafirmaram que o processo tem o objetivo de desmontar a instituição financeira e entregá-la ao mercado. Sobre o estatuto, a CEE ressaltou que se, aprovadas as mudanças, a carreira dos empregados será prejudicada e o papel social do banco estará comprometido.

Uma medida anunciada pela empresa deixou todos indignados. O adicional de insalubridade dos avaliadores de penhor será cortado. Os empregados cobraram ainda melhores condições de trabalho e a instalação do Fórum Nacional, com a gestão da Gipes (Gestão de Pessoas) e apoio das Repes (Representação de Pessoas). A Caixa sinalizou uma data, entre 11 e 15 de junho, para realizar a primeira reunião.

A CEE ressaltou que a redução gradativa do quadro de pessoal da Caixa, passando de 101.000 trabalhadores em 2014 para 86.373 em 2018, piora as condições de trabalho. Para completar, o banco utiliza novos métodos de gestão que pioram a situação nas agências, elevando o número de adoecimento.

FUNCEF

A FUNCEF também esteve em pauta. Mais uma vez a CEE cobrou a formação de um grupo de trabalho para debater soluções para o contencioso, uma vez que é uma dívida decorrente do passivo trabalhista da Caixa, fortemente impactada pelas péssimas condições de trabalho no banco.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - @agecefbahia e agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.