Notícias
Cuidados com remédios para sono e ansiedade

O mundo mudou. No trabalho ou em casa. A vida está sempre acelerada. É como se tudo fosse acabar, caso não se faça os afazeres imediatamente. A cabeça, claro, não aguenta e muita gente recorre aos remédios para sono e ansiedade na tentativa de "desacelerar" e aguentar a rotina estressante. Mas, é preciso ter cuidado.
O uso indiscriminado de certos tipos de medicamentos causa mais morte do que drogas como cocaína e heroína, aponta pesquisa publicada no American Journal of Public Health.
Segundo cientistas, a substância benzodiazepina (BZD) o consumo excessivo da BZD causa risco de morte 1,86 vezes maior do que o de drogas ilegais. O estudo foi feito com 2.802 pessoas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a benzodiazepina só deve ser prescrita para tratar "ansiedade ou insônia grave, incapacitante, que cause angústia extrema". A entidade recomenda que os médicos levem em conta que o composto causa dependência e síndrome de abstinência – por isso, deve ser usada em dose eficaz mínima e durante o menor tempo possível.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|
Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - |
|