Notícias
Câmara Federal aprova 28 projetos internacionais

Em ano de eleição, o Congresso Nacional desacelera e foge das pautas polêmicas, na tentativa de evitar desgastes perante a sociedade. Os dados mostram. Dos 49 projetos aprovados na Câmara Federal neste ano, 28 são referentes a acordos de cooperação entre o Brasil e outros países.
No ano passado, no mesmo período - fevereiro a abril -, foram aprovadas 61 matérias no plenário da Casa. Ou seja, o número neste ano caiu 20% (49), segundo o site da Câmara. A redução não é de todo ruim, uma vez que pautas importantes e que requerem amplo debate com a sociedade ficam travadas, a exemplo da privatização da Eletrobras.
Normalmente, essas propostas são votadas de maneira simbólica, ou seja, sem contagem de votos. Mas, em ano de eleição, passaram a representar a maioria dos projetos aprovados.
Não é só isso. A produtividade de deputados e senadores cai, já que desde o início do ano passam a dedicar muito mais tempo à formação de alianças para a campanha política e, consequentemente, reeleição.
Além das eleições de outubro, os parlamentares apontam outros fatores para travar as matérias: intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, enfraquecimento da base aliada ao governo e janela partidária.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|
Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - |
|