Notícias

Transações por celular crescem e somam 35% do total

Os bancos reduzem o quadro de pessoal nas agências e empurra o cliente para o serviço via mobile banking, mesmo com lucro em crescimento. No ano passado, 25,6 bilhões do total de 71,8 bilhões de operações foram realizadas pelo celular. Elevação de 35% na comparação com 2016 quando foram feitas 18,6 bilhões de transações.

Pela internet, os brasileiros fizeram 15,8 bilhões de operações, aponta pesquisa da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) sobre tecnologia bancária. Um leve aumento ante os 15,5 bilhões de 2016. Embora o número de pessoas que recorrem ao mobile banking esteja crescendo, os consumidores preferem as agências bancárias, sobretudo para alguns serviços.

Estão certos, afinal, os riscos das operações virtuais são muitos. Em 2017, nas agências, foram feitas 5 milhões des solicitações de cartões de crédito, por exemplo. Já pelo celular foram 356 mil.

Ainda, de acordo com a Febraban, os investimentos em tecnologia somaram R$ 19,5 bilhões no ano passado, aumento de 5% em relação a 2016. Ao mesmo tempo em que investem bilhões no serviço virtual, os bancos fecham agências e demitem. O número de unidades bancárias caiu de 23,4 mil em 2016 para 21,8 mil no ano passado.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - @agecefbahia e agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.