Notícias

Acidentes de trabalho matam 2,3 milhões no mundo

No mundo, 6,3 mil pessoas morrem por dia em consequência de acidente de trabalho. A média por ano é de 2,3 milhões de óbitos, aponta a Organização Internacional do Trabalho. A OIT alerta que o número é maior do que qualquer conflito bélico. A estimativa é de que 4% do PIB mundial seja perdido.

No Brasil, especialistas chamam atenção que os acidentes de trabalho tendem a aumentar com a terceirização e a nova legislação trabalhista. O país é o quarto colocado do ranking de maior índice de casos. De acordo com o último Anuário Estatística da Previdência Social, em 2016, foram registrados 578,9 mil acidentes de trabalho.

A maior parte dos casos é de terceirizado, oito em cada 10 mortes. Mas, não é só isso. Outro problema é a jornada de 12 horas por 36, artigo da reforma trabalhista. O trabalho exaustivo eleva consideravelmente a possibilidade de acidente. Outros dados comprovam. O segmento hospitalar, em que é comum o profissional trabalhar por muito mais de 8 horas, é o que mais registra acidente de trabalho.

Um levantamento feito em parceria entre Ministério Público e a OIT mostra que de 2012 a 2017 houve 14.412 mortes acidentárias notificadas e 3,8 milhões de acidentes de trabalho no país. Com benefícios acidentários, o INSS gastou R$ 26 bilhões no período.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - @agecefbahia e agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.