Notícias

ANS avalia cobrança de franquia em planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está avaliando colocar em prática a cobrança de franquia para os usuários de plano de saúde. Caso a medida entre em vigor, o cidadão terá de pagar uma taxa cada vez que realizar procedimentos ou fizer consultas, exatamente como ocorre com seguradora de carro. Tudo isso, além da mensalidade já cobrada.

Pela norma proposta, os valores das franquias não poderão ultrapassar o que o usuário já paga todos os meses. As mudanças podem entrar em vigor já no segundo semestre deste ano ou início de 2019 e os prejuízos recaem no colo do consumidor. Tem mais, o modelo tende a sobrecarregar ainda mais o SUS.

Importante destacar que, segundo pesquisa da própria ANS, o número de brasileiros com plano de saúde tem caído no Brasil, decorrente do aumento do desemprego e do alto custo de vida. Cerca de 2,6 milhões perderam assistência médica desde 2015, aponta o levantamento.

A busca incessante pelo lucro mostra a total falta de responsabilidade social das operadoras com os usuários. Inclusive, estudo da universidade Harvard-Kennedy revela que com o modelo proposto, as pessoas tendem a usar menos o plano, o que impacta diretamente na saúde, já que diagnósticos de muitas doenças podem deixar de ser feitos e, portanto, tratados precocemente.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - @agecefbahia e agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.