Notícias

No Brasil, 35 milhões não têm água tratada

Em pleno 2018, o Brasil tem cerca de 100 milhões de pessoas sem acesso a sistemas de tratamento de esgoto e, pelo menos, 35 milhões não têm nem mesmo água tratada em casa. Detalhe: o país é considerado privilegiado, pois possui 13% de toda água potável de todo o mundo.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18/04), pelo Instituto Trata Brasil. O estudo revela que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 28 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência de doenças provocadas por água contaminada.

Com a estagnação no setor de saneamento básico, consequência da redução dos investimentos por parte do governo, milhões de brasileiros têm de recorrer a meios alternativos, como fossas ou jogam o esgoto das casas diretamente nos rios.

Mas, entre 2011 e 2016, houve melhora na coleta, embora ainda longe do ideal. Em 2011, cerca de 48% dos brasileiros tinham acesso a alguma forma de tratamento dos rejeitos. Em 2016, subiu para 51,9%.

De acordo com o Trata Brasil, por ano, 5,2 trilhões de litros de esgoto deixam de ser tratados no país. O relatório mostra ainda que, de 2015 para 2016, os investimentos por parte do governo caíram de R$ 13,26 bilhões para R$ 11,51 bilhões. A situação se agrava no Norte, que tem sete das 10 piores cidades no ranking de esgotamento sanitário.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - @agecefbahia e agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.