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Saúde Caixa é líder em reclamações na ANS

A redução da rede de credenciamento e a burocracia para marcar exames e até cirurgias geram muita dor de cabeça aos usuários do Saúde Caixa. Os problemas fizeram do convênio médico o mais reclamado na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em fevereiro. Foi o segundo mês consecutivo que o plano dos empregados da Caixa ocupou o topo da lista.

De acordo com os dados, foram registradas 8,69 ocorrências para cada 10 mil beneficiários. Número bem acima da média do segmento, de 2,78 para cada 10 mil. Como a AGECEF-BA vem tratando há algum tempo, as autorizações prévias e coparticipação estão entre as principais queixas, com 52,2% das demandas referentes ao Saúde Caixa.

Mas, outros problemas acontecem constantemente, como a dificuldade com reembolso, responsável por 19,5% das reclamações na ANS. Fecha a lista, os prazos de atendimento, com 7,6%. O quadro é grave e resulta da gestão equivocada que a Caixa vem adotando. A estrutura da Central de Atendimento tem sido negligenciada, assim como o sistema de coparticipação. Importante destacar ainda os ataques sofridos pelo Saúde Caixa com as resoluções da Comissão Interministerial de Governança e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), impostas pelo governo federal e o teto de gastos do banco, de 6,5% da folha de pagamento de ativos e aposentados. Medidas que comprometem a sustentabilidade da assistência médica.

Demais da lista

O relatório da ANS mostra ainda o índice de reclamações de outros planos de saúde. Com índice de 7,02, o Unimed Rio aparece na segunda posição, seguido pelo Biovida Saúde (7). O índice geral de reclamações tem como objetivo apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

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