Notícias
Bancos públicos devem controlar juros

Os bancos públicos estão perdendo espaço para os privados e deixando de lado o papel social que devem cumprir, inclusive o de regular o mercado. Tudo para reduzir a importância e, mais a frente, privatizar. A sociedade brasileira sente os reflexos com a mudança na política de juros.
As taxas elevaram, apesar da redução da Selic ao menor nível da história - 6,5% ao ano. A Caixa, por exemplo, que até outubro oferecia as melhores linhas para financiar a casa própria, já não oferece mais. Perdeu espaço para os privados. Os programas sociais também foram reduzidos.
Paralelamente, o processo de reestruturação desmonta o banco por dentro. Agências estão sendo fechadas, o número de empregados reduzido, setores extintos e os bancários com risco de descomissionamento. A política atinge até a sustentabilidade do Saúde Caixa.
A estatal, assim como as demais, também está sem receber mais aportes de capital para poder emprestar e ajudar o Brasil a retomar o crescimento econômico. Um entrave para o país.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|
Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - |
|