Notícias

Convocação de aprovados segue indefinida

Não vai ser agora que a situação dos aprovados no concurso público da Caixa, realizado em 2014, será resolvida. De novo, o julgamento da ação civil pública, impetrada pelo Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins, realizado nesta quarta-feira (21/03), foi suspenso. Desta vez, o desembargador Mário Macedo Caron pediu vistas do processo.

Ainda não há previsão para a retomada do julgamento. Mas, há esperança dos aprovados continua. Inclusive, o juiz convocado Gilberto Augusto Leitão Martins já proferiu voto mantendo a decisão da juíza Natália Queiroz Rodrigues, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília.

A magistrada postergou a validade do concurso, que terminava em 2016, até o trânsito em julgado. Também condenou a Caixa a apresentar, em até seis meses, um estudo detalhado sobre o dimensionamento do quadro de pessoal em 2014, quando o banco se comprometeu, no acordo coletivo, em contratar 2 mil empregados.

Na época, a instituição financeira tinha 101 mil bancários. Com a contratação, o número subiria para 103 mil. Mas, a direção da empresa fez justamente o contrário. Reduziu o quadro de pessoal, por meio de sucessivos planos de demissão voluntária. Hoje, a Caixa tem cerca de 87 mil funcionários.

Ainda, segundo a sentença, o banco procedeu de maneira contrária aos princípios da administração pública, ao publicar edital com formação apenas de cadastro reserva. O concurso de 2014 foi um dos maiores realizados pela instituição, com quase 1,2 milhão de inscritos e 32.879 aprovados. No entanto, somente 8% foram convocados.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     

Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - @agecefbahia e agecef.gestaoba

 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.