Notícias
Justiça julga ação por contratação na Caixa

O Tribunal Regional do Trabalho - 10ª Região - julga nesta quarta-feira (21/03) a ação civil pública, impetrada pelo Ministério Público do Trabalho, que trata sobre a convocação dos aprovados no concurso público realizado pela Caixa em 2014.
O certame foi um dos mais concorridos, com quase 1,2 milhão de inscritos, e embora 32.879 candidatos tenham sido aprovados menos de 8% foram contratados. Para completar, o banco vem reduzindo consideravelmente o número de empregados. Em 2014 eram 101 mil. Agora, devido aos sucessivos planos de demissão voluntária, são cerca de 87 mil.
Importante lembrar que ao não contratar, a Caixa descumpre também o acordo coletivo de 2014/2015, que garantia a convocação de 2 mil bancários. Diante da atitude, a juíza Natália Queiroz Rodrigues, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, postergou a validade do concurso até o trânsito em julgado. Na sentença, concorda ainda com a posição do MPT contra concurso apenas para formar cadastro reserva e diz que o banco desrespeita o ACT.
A expectativa é de que o julgamento seja favorável e a instituição obrigada a contratar, afinal a situação nas agências bancárias não é nada boa. A sobrecarga de trabalho elevou consideravelmente nos últimos anos diante da demanda crescente e da redução do quadro de pessoal. Os inscritos no concurso e aprovados também veriam a justiça ser feita.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|
Siga a AGECEF-BA nas redes sociais - |
|