Notícias

Possível mudança na Previdência faz brasileiro se aposentar

As discussões sobre a reforma da Previdência fizeram os brasileiros adiantarem a aposentadoria, o que significa que aumentou o número de pessoas que solicitaram o beneficio mais cedo. Dados da Secretaria da Previdência mostram que do total de 1,4 milhão de aposentadorias concedidas no ano passado, 470 mil foram por tempo de contribuição.

Entre as mulheres, a idade média na concessão da aposentadoria caiu de 53,25 anos para 52,8 anos entre 2016 e 2017. A mesma tendência foi verificada entre os homens - de 55,82 anos para 55,57 anos no período.

Os números de 2017 são bem diferentes de alguns anos atrás. Segundo as informações, a idade média vinha aumentando gradativamente. A última vez que registrou queda entre as mulheres foi em 2005. Já entre os homens, 2008.

A mudança se deve às mudanças impostas pelo governo de Michel Temer à sociedade brasileira. Não há ampla discussão com a população. A proposta também dificulta o acesso ao benefício, por isso, muitos trabalhadores resolveram assegurar o direito, sobretudo no atual cenário de perdas.

Mas, a aposentadoria precoce acaba por onerar as contas públicas, porque a expectativa de vida dos brasileiros tem crescido. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma mulher com 53 anos de idade tende a viver mais 30 anos. Já o homem com 55 anos tem expectativa de viver mais 24 anos.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.