Notícias

Caixa abre novo programa de desligamento

A Caixa acaba de abrir um novo plano de aposentadoria incentivada, chamado de PDE (Programa de Desligamento do Empregado). O banco espera atrair entre 5 e 7 mil bancários. O prazo de adesão vai até 5 de maio.

De acordo com as informações, divulgadas nesta quinta-feira (22/02), as regras para aderir ao PDE são as mesmas dos programas lançados em 2017. Ou seja, estão aptos, os empregados que já estão aposentados pelo INSS ou que vão adquirir essa condição até 31 de dezembro.

Os trabalhadores têm de ter, no mínimo, 15 anos de efetivo exercício de trabalho. Quem aderir recebe indenização de 9.8 salários base, limitado a R$ 490 mil. Tudo livre de imposto de renda. Segundo as regras, o Saúde Caixa também será mantido, sem alteração.

Mas, é fundamental ler com atenção cada item do regulamento que tem muito mais detalhes. Vale lembrar que o primeiro edital lançado em 2017 tinha uma série de problemas. A cláusula sobre a quitação total do contrato de trabalho, que impedia reclamações de direitos na Justiça, por exemplo, só foi retirada depois da pressão dos empregados.

Redução do quadro

Há alguns anos que a Caixa vem reduzindo o quadro de pessoal, por meio de programas de aposentadoria. Somente em 2017, depois de abrir dois planos, a instituição financeira cortou 6.995 postos de trabalho. Assim, o banco que um dia chegou a ter cerca de 101 mil empregados conta atualmente com 87 mil.

Redação AGECEF/BA

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.