Notícias
Mais de 65 milhões sem acesso à internet

Pesquisa do IBGE revela que cerca de 65,3 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade não utilizaram a internet em 2016, embora a tecnologia tenha avançado bastante em todo o mundo. O número de conectados é de 116 milhões, o equivalente a 64,7% da população. Entre os usuários, 94,6% acessaram a rede por meio do celular.
Segundo o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (21/02), dos que não acessaram a web, 37,8% alegam que não sabiam usar. Outros 37,6% não tinham interesse e 14,3% consideram o serviço muito caro.
Os dados de pobreza e desigualdade social dialogam com o acesso a internet. Os locais com menos domicílios conectados são os que têm menor rendimento mensal financeiro e grau de instrução igualmente menor.
A pesquisa aponta ainda que os brasileiros usam a internet como forma de comunicação, para fugir das tarifas elevadas das empresas de telefonia. Como whatsapp, por exemplo, a pessoa só precisa ter acesso a uma rede Wi-Fi, para conversar com uma pessoa, já que, além de mensagem, é possível fazer chamadas e até chamada em vídeo.
Redação AGECEF/BA
![]() |
|