Notícias

Governo quer rever benefícios de empregados das estatais

O governo Temer se volta com tudo contra os empregados das empresas públicas. A informação agora é que o Tribunal de Contas da União está investigando o pagamento de bônus e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) dos funcionários das estatais.

Segundo o presidente do TCU, Raimundo Carreiro, em reportagem publicada no site UOL, "há aspectos específicos atinentes à gestão das empresas estatais e, ainda, ao relacionamento entre essas entidades e a União que podem estar contribuindo para a persistência da deterioração das contas públicas".

Mas, na verdade, o que o governo quer é impor um teto na distribuição do benefício, acabando, desta forma, com mais um direito do trabalhador. Essa é a segunda notícia que os empregados das estatais recebem em menos de 15 dias sobre o corte de benefícios. Tudo sem qualquer discussão.

Há duas semanas, foram informados, também por meio da grande imprensa, sobre os cortes nos planos de saúde. Medida que pode inviabilizar a participação de muitos trabalhadores nos convênios médicos, que pesarão no bolso do usuário. A intenção é clara. Atacar os funcionários e desmoralizar a imagem das empresas públicas, para prosseguir com o desmonte que tem a intenção privatizar as estatais.

Os números atestam. O governo federal controla 149 empresas atualmente - direta ou indiretamente. Dessas, apenas 18 dão prejuízo e dependem do aporte de verbas da União. Outras 12 consomem mais recursos federais e a imensa maioria - 119 - dão lucro.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.