Notícias

Brasil tem poucas chances de sair da crise, diz pesquisa

Uma pesquisa do OPALC (Observatório Político da América Latina e do Caribe), ligado ao Instituto de Estudos Políticos de Paris, aponta um índice pessimista a respeito das possibilidades de o Brasil superar a crise política e econômica. Segundo o relatório, há uma inércia no país decorrente de um sistema político precário.

O documento revela que o Congresso Nacional é, atualmente, o principal problema a ser solucionado. Para isso, é fundamental "fazer uma profunda mudança no seu sistema". Mas, de acordo com o estudo, as elites no poder bloqueiam qualquer tentativa de reestruturação no cenário de regras políticas, o que gera uma força paralisante.

O relatório detalha como o Congresso é capaz de derrubar ou preservar um presidente, conforme vantagens que possa receber. Um bom exemplo é o caso de Michel Temer, denunciado várias vezes por corrupção e formação de organização criminosa e ainda assim na presidência, graças aos deputados.

O estudo segue afirmando que as iniciativas, como a lei anticorrupção, de 2013, são insuficientes para quebrar os hábitos políticos que se perpetuam há séculos no país. Por fim, e sem boas perspectivas, o documento diz que o próximo presidente eleito terá de seguir o formato do Congresso ou ele jamais conseguirá governar e cumprir promessas de campanhas.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.