Notícias

Brasil é o segundo país em número de cibercrimes

O Brasil é o segundo país em número de ataques de cibercriminosos, que tem a China na primeira colocação. A pesquisa, da empresa de segurança online Norton Cyber, aponta que 62 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes digitais no ano passado. O número equivale a 61% da população adulta que usa a internet no país.

O valor perdido em decorrência dos golpes é alto, no total US$ 22 bilhões - o equivalente a R$ 70,4 bilhões. As pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90, chamadas de millennials, são as principais vítimas dos ataques dos cibercriminosos. De acordo com a pesquisa, por cometeram um erro "bobo": usar senhas iguais ou compartilhadas.

Os dados confirmam. Entre os entrevistados, 59% compartilham senhas. Outros 34% escrevem em um pedaço de papel e 24% das pessoas usam a mesma senha para todas as contas. O levantamento aponta ainda que 83% têm receio de que os dados bancários sejam roubados. Mesmo assim, 18% compartilham a senha do internet banking.

A Norton Cyber quis saber sobre a ética dos usuários da internet e um dado chama atenção. Dos 83% de brasileiros que acham que os cibercrimes deveriam ser considerados ato criminoso, 25% leem emails de outra pessoa sem consentimento, 19% compartilham informações falsas e 22% admitem ter perfis fakes nas redes sociais.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.