Notícias

Na Caixa, quatro vice-presidentes são afastados

Demorou, mas finalmente o presidente Temer afastou por 15 dias quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa, investigados em um esquema que inclui uma série de desvios no Fundo de investimento do FGTS, controlado pelo banco público. A Procuradoria Geral da República já havia solicitado a substituição imediata dos dirigentes, mas, para evitar conflitos políticos, Temer ignorou.

A decisão pelo afastamento de Deusdina dos Reis Pereira, Roberto de Sant'Anna, Antônio Carlos Ferreira e José Henrique Marques da Cruz só aconteceu depois de recomendação do Banco Central e do Ministério Público Federal. Os quatro teriam ligação com o ex-deputado federal Eduardo Cunha, preso na Operação Lava-Jato.

Temer também já foi citado como um dos beneficiários do esquema de corrupção na Caixa. Segundo denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot, o presidente seria o líder da organização criminosa, composta ainda pelo ex-ministro e ex-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima, preso após a descoberta de um bunker com R$ 51 milhões, a maior apreensão em dinheiro vivo da história do país.

Em depoimento à Polícia Federal, em julho do ano passado, Geddel havia informado que foi indicado ao cargo na instituição financeira em 2011, pelo então vice-presidente da República, Michel Temer. De acordo com Janot, foram arrecadados cerca de R$ 170 milhões em propinas no esquema de desvio do banco.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.