Notícias

Contas do início do ano. Melhor pagar à vista

Todo início de ano é a mesma coisa. O consumidor tem uma série de despesas a pagar. É o material escolar dos filhos, o IPVA, IPTU e ainda as dívidas típicas do fim de ano, como presentes e viagens. Muita gente fica sem saber se a melhor opção é pagar à vista ou recorrer ao parcelamento. Mas, especialistas em finanças pessoais dão a dica. Fazer compras à vista é o mais viável.

Em alguns casos, ainda é possível usufruir de bons descontos. Se o consumidor escolher pagar o IPVA em cota única no início do ano tem abatimento de 10%. O IPTU também dá desconto e o bolso vai agradecer no final. Para o material escolar, a primeira regra é pesquisa: a variação de preços de um mesmo produto alcança até 406%.

Se não tiver como pagar em "cash", o ideal é dividir o mínimo possível e fugir do cheque especial e dos juros do parcelamento do cartão de crédito, sempre lembrando que outras contas virão como a do Carnaval, em fevereiro, da Semana Santa, em março e ainda tem o acerto de contas com o Leão.

Os especialistas chamam atenção. As dívidas do início do ano são sempre as mesmas, portanto, o consumidor pode se programar e evitar passar aperto nos demais meses. A falta de planejamento no orçamento que já é apertado acaba trazendo estresse para muita gente no início do ano, é o que aponta pesquisa do Banco Central. Segundo o levantamento, 69% dos brasileiros ficam apreensivos com tanta dívida para pagar.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.