Notícias

Extrema pobreza cresce no Brasil

O número de brasileiros que vivem na linha da pobreza extrema aumentou no último ano, aponta pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O país de tem hoje mais de 52 milhões de pessoas na miséria. Fazem parte do grupo, as famílias com renda de R$ 387,07 por mês, de acordo com os critérios do Banco Mundial.

O número de brasileiros na extrema pobreza equivale a 25,4% da população. O relatório mostra ainda 42% das crianças de 0 a 14 anos vivem na miséria. Realidade muito diferente de 2010, quando, segundo o Censo do IBGE, 16,2 milhões de brasileiros viviam na extrema pobreza.

Os dados deste ano revelam que as medidas de austeridade adotadas pelo governo federal não ajudam na retomada do crescimento. Pelo contrário. As desigualdades sociais se acentuaram, assim como a concentração da riqueza.

Um dado do IBGE confirma. De junho a agosto deste ano, foram criados no país 1,37 milhão de postos de trabalho, mas 70% são vagas informais, ou seja, sem carteira assinada, que não dá todas as garantias ao trabalhador.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.