Notícias

Cai o número de bancários no Brasil

Depois de 11 anos de crescimento (2001 a 2012), o número de bancários no país caiu e retornou ao nível de 1996. O ano de 2017 termina com 486 mil trabalhadores no setor. A Caixa está entre os que mais reduziram o quadro. Ao todo, 7.199 empregados deixaram o banco até setembro por meio dos planos de demissão voluntária.

Os dados foram amplamente analisados pelo Comando Nacional dos Bancários, em reunião ampliada, que fez um balanço sobre 2017 e definiu o calendário de mobilização e de reuniões para 2018. A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa participou das discussões, nesta terça-feira (19/12).

Diante da conjuntura política e econômica difícil, para o próximo ano, a categoria amplia a luta em defesa dos emprego, dos bancos públicos, dos direitos e o respeito à democracia. O Comando Nacional dos Bancários quer também agendar uma audiência com a Fenaban, para janeiro, com o intuito de tratar sobre o Termo de Compromisso, entregue à Federação Nacional dos Bancos em agosto passado.

Sobre as questões específicas, a intenção é ampliar a mobilização em cada banco, sem deixar de lado a luta coletiva, sobretudo com as mudanças impostas pela nova legislação trabalhista. Embora considere 2017 um ano difícil, o Comando Nacional dos Bancários vê 2018 com grande otimismo, com grande capacidade de mobilização da categoria.

Redação AGECEF/BA

 

 

     

           

     

     
 
 
 

Fortaleça sua entidade, associe-se. Os Gestores associados AGECEF/BA recebem diversos benefícios, que podem ser verificados aqui no site e/ou contactando a AGECEF/BA por telefone.